A Astrologia existe desde que o homem existe.
No primeiro momento em que o homem primitivo olha para o céu, ele vê o Sol, e aí começa a Astrologia.
Ele toma consciência da vida. Depois o homem percebe a Lua nas suas diferentes fases; as marés e, também, nosso corpo respondendo aos ciclos da Lua. Tudo isso é parte de um estudo chamado Astrologia.
O Sol representa a consciência no homem. Conscientizamo-nos que existimos quando é dia, pois, normalmente, é nosso horário produtivo, de ação, de vida.
A Lua relaciona-se mais às emoções humanas. No tempo do homem primitivo, a Lua aparecia no céu e provocava curiosidade, porque não era consistente como o Sol, que todos os dias surgia de maneira igual. Ela mudava constantemente e estava a cada dia diferente. A Lua Cheia, que pela sua luz, dava a esse homem a segurança de andar na floresta e, por causa da claridade, não era presa fácil dos animais.
A Lua nova trazia a escuridão, ansiedade e o medo. Ao proporcionar tantas sensações, a Lua ficou ligada a emoção, aquilo que sentimos. Há em nosso folclore a cena clássica do casal, homem e mulher, conversando à noite e olhando para a Lua. Isso demonstra claramente como este astro nos remete às nossas emoções e sentimentos.
O Zodíaco é uma esfera imaginária que circula pelos céus. Dentro dela, há o Sol, a Lua e os planetas que giram em suas órbitas. Esse espaço circular é dividido em 12 partes iguais de 30 graus (mais ou menos) cada um, e que são conhecidos como os signos do zodíaco.
A determinação do signo solar se dá quando a pessoa nasce no mês em que o Sol está transitando por determinada constelação. Se o Sol está passando pela constelação que rege aquele período, o indivíduo estará sob o domínio daquele signo. Por exemplo, digamos que a pessoa nasça depois do dia 21 de setembro. O Sol estará passando ou transitando, na linguagem da Astrologia, pela constelação de Libra, e isso é o que irá torná-lo libriano.
A palavra horóscopo vem do grego e, originalmente, significa “observador da hora”.
Horóscopo significa observação da hora do nascimento do indivíduo. O horário do nascimento determina o signo ascendente, que é o signo ou constelação que ascendia nos céus na hora em que a pessoa nasceu.
O Mapa Astrológico é um conjunto de possibilidades e de potencialidades à disposição e que pode ser utilizado para o crescimento e evolução do homem. A leitura funciona como um verdadeiro “mapa” e fornece as informações e indicações dos caminhos por onde indivíduo transita.
A confecção, bem como a leitura, do Mapa Astrológico é indicada a todos os interessados num processo informativo, evolutivo e de autoconhecimento.
O ascendente corresponde ao signo que estava subindo (daí o nome ascendente, de ascendendo) na linha do horizonte no instante do nascimento de uma pessoa.
O ascendente fala também das suas características, como as pessoas te veem e como você age. Um horóscopo pode ler os seus dois signos: o solar e o ascendente.
CÁLCULO SIMPLES
Aqui você pode fazer um cálculo simples para saber o seu ascendente.
Descubra a hora certa em que você nasceu, geralmente esta hora está registrada em sua certidão de nascimento.
A seguir, apresentamos a sequência correta dos signos solares e os horários de nascimento.
Coloque o seu signo solar na posição das 5h às 7h da manhã. Depois vá colocando os signos solares nos horários seguintes, na sequência certa, até chegar à hora do seu nascimento. O signo que cair no horário de seu nascimento será o seu ascendente.
Sequência de signo solares:
Áries – Touro – Gêmeos – Câncer – Leão – Virgem – Libra – Escorpião – Sagitário – Capricórnio – Aquário – Peixes
Horários de Nascimento: 5h às 7h
5h às 7h
7h às 9h
9h às 11h
11h às 13h
13h às 15h
15h às 17h
17h às 19h
19h às 21h
21h às 23h
23h à 1h
1h às 3h
3h às 5h
Exemplo:
Uma pessoa do signo solar Virgem que nasceu às 20h30 terá Áries como seu ascendente.
Obs. Se você nasceu entre os dias 21 e 24, em alguns casos com esse cálculo simples, o ascendente pode cair em um signo antes ou depois do ascendente correto. Se você nasceu nesses dias e se tiver dúvidas para descobrir seu ascendente, envie um e-mail para bia@biadeoliveira.com.br.